quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Reprodução dos Hamsters

Neste ítem eles batem o recorde. Os machos podem fazer amor com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes.
Tanto no macho quanto na fêmea, com umas 8 semanas de vida já podem começar a procriar. Rápido, né?!
Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época. Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2 g. e 2,5 cms de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. É que alguns hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos.
Mesmo os adultos, não é bom deixá-los em uma mesma gaiola e juntar só quando for acasalar, o que é feito normalmente na parte da noite, ao escurecer. Escolha bem o casal de hamster para cruzar. Escolha de preferência os fortes e saudáveis para que os filhotinhos cresçam sem problemas de saúde.
Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço....é lógico que depende do tamanho da ninhada. Nem pense em querer colocar todos nessas casinhas de acrílico. É muito apertado para a ninhada e normalmente foram projetadas para só um hamster.
Se por acaso algum filhotinho sumir, talvez esteja dentro da bolsa da boca da mãe. Quando presentem perigo, ou até mesmo para transportar de um lugar para outro, as mães carregam seus filhotes nessas bolsas. Também, pode ser que a mãe comeu o filhotinho. Isso acontece, mas não se preocupe. Se a mãe comeu, é porque provavelmente o filhotinho estava doente e futuramente iria ter sérios problemas. Sendo assim, a mãe quando sente falta de proteínas, aproveitam para comer o filho. É que na verdade, em seu estado selvagem, os hamsters comem pequenos insetos, minhocas, etc. No Japão encontra-se facilmente pequenos peixes secos próprio para hamsters. Esse alimento é bom para suprir a falta de proteínas e cálcio. No Brasil, você também pode dar de vez enquando um pouco de carne bem cozida, peixe seco, ou algum outro tipo de carne já preparada e que não contenha muitos condimentos. Em algumas lojas pode-se encontrar grilos e minhocas secas. Uma dica: dê bastante verdura para a mãe. Isso fará com que produza mais leite. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda por um tempinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário